O que faz o médico nefrologista?
A Nefrologia
A Nefrologia é uma especialidade médica clínica dedicada ao cuidado das doenças do sistema urinário, principalmente as relacionadas ao rim.
No Brasil, o tempo para formar um médico nefrologista é de 10 anos de estudo: 6 anos da formação em Medicina, 2 anos de especialização em Clínica Médica, a qual é um pré-requisito para dar início a especialização em Nefrologia, que também possui mais 2 anos de duração.
Dito isso, você pode estar se perguntando: mas e o médico Urologista? Ele também não cuida do sistema urinário? Qual seria então a diferença entre estas especialidades?
Tanto a Nefrologia quanto a Urologia são especialidades médicas que cuidam do sistema urinário. A diferença entre elas é que o nefrologista é um médico clínico, ou seja, que trata com medicamentos as doenças do sistema urinário. Já o urologista é um médico cirurgião e que, portanto, trata cirurgicamente as doenças do sistema urinário. Ele também cuida das doenças da próstata e do sistema reprodutor masculino, mesmo que não sejam necessariamente cirúrgicas.
É a mesma relação que há, por exemplo, entre os neurologistas e os neurocirurgiões. Assim, podemos dizer que elas são especialidades complementares e muitas vezes sua doença pode necessitar de acompanhamento com ambos os médicos especialistas.
É importante dizer também que, caso você tenha alguma doença que evolua com perda grave da função renal, em que o médico constate a necessidade de início de uma terapia renal substitutiva, como a hemodiálise, a diálise peritoneal ou o transplante renal, o médico nefrologista será o responsável por prescrever e executar estes tratamentos.
Você já ouviu falar sobre terapia renal substitutiva?
Assista o vídeo abaixo para entender o que significa essa expressão médica